14.08.2018 \ REFLEXÃO_COLARES \

O Colar Renda, criado por Lívia Canuto, é uma das peças selecionadas para a exposição de joalheria contemporânea brasileira "Reflexão_Colares" que acontece no museu A CASA, em São Paulo. A exposição conta com peças de 36 joalheiros brasileiros e pretende dar destaque à trabalhos que quebram a barreira entre arte e design. A diversidade de técnicas e materiais, desde folhas secas e borrachas até metais e pedras, foi um dos pontos altos da mostra. 

Inspirado na renda de Bilro, o Colar Renda traz referências do artesanato brasileiro com um olhar poético e contemporâneo. Feita em aço inox, a joia representa bem o trabalho de Lívia que ao mesmo tempo é conceitual, artesanal, feminino e cheio de significados.

08.12.2017 \ SEGUINDO A JOALHERIA 2018 \

O workshop internacional “Seguindo a Joalheria”, idealizado por Lívia Canuto, Elizabeth Franco e Ana Videla, tem como objetivo acompanhar as atividades mais recentes do campo da joalheria.

No Seguindo a Joalheria 2018, visitaremos a Schmuck Week em Munique que acontecerá entre os dias 6 à 12 de março. O evento mais importante da Joalheria Contemporânea reúne estudantes, curadores e colecionadores vindo de vários lugares do mundo. A programação inclui lançamento de livros, exibições, performances, palestras e apresentações móveis. Em seguida, partiremos para Londres, onde visitaremos museus, galerias de joalheria, ateliês de artistas-joalheiros locais e escolas como Royal College of Art e Birmingham City University.

31.10.2016 \ Kintsugi \

Na cultura japonesa as cicatrizes têm valor e são importantes na nossa trajetória.

A técnica milenar Kintsugi (kin = ouro + tsugi = conectar) mostra isso. A beleza está na arte de conectar os fragmentos para reconstruir uma peça única sem apagar sua história. É reparar para se tornar melhor.

Este trabalho inspirou minha nova coleção que será lançada no dia 03 de novembro às 17h na loja no shopping da Gávea.

26.09.2016 \ Iris Apfel \

Iris Apfel é o exemplo do que é envelhecer bem. It-girl de 94 anos, a decoradora nova-iorquina não foi e nem é estilista, modelo ou editora de moda, mas isso não impediu que ela se tornasse um ícone de estilo.

 

“Aprendi com minha mãe que apenas com um vestido preto, mudando os acessórios, você pode ir a qualquer lugar, incluindo uma festa de gala”.

 

Iris nos lembra que nós não temos regras para nos vestir. Ela compra as coisas que gosta e as usa. A paixão pela arte, pela moda e pelas pessoas é o sustento dela.

 

“Odeio quando as peças parecem combinadas, elas precisam parecer únicas”, a frase explica seu estilo e sua excentricidade. 

20.09.2016 \ Workshop de modelagem em cera \

a arte de criar pequenas esculturas para vestir!

 

a partir da próxima segunda, dia 26, você pode mergulhar nas técnicas de modelagem em cera e aplicar sua criatividade na criação de joias orgânicas e volumosas.

 

para mais informações: 2537 6359, ou liviacanuto@liviacanuto.com

12.09.2016 \ O Artífice \

Dez mil horas. Para alguns, um tempo que não há como ser mensurado. Para outros, um período necessário para se tornar especialista em determinada área. A esse último grupo pertence o pensador Richard Sennett, autor de O Artífice, que ora devoro todas as suas páginas com imenso prazer. 
 
Em seu mais ambicioso livro, Sennett — um dos mais importantes intelectuais contemporâneos — explora o trabalho manual não industrializado. Ele conecta o esforço físico a valores éticos e discorre sobre o desejo de fazer as coisas da melhor maneira possível e sobre a frustração e os danos causados quando esse desejo nos é negado. Em uma abordagem original, ele expande o conceito de 'artesanato' e impressiona ao mostrar o quanto é possível aprender sobre si mesmo por meio do ato de produzir manualmente. 
 
Como autor, Richard se mostra um cultor da boa prosa, um verdadeiro artífice da palavra! 

10.08.2016 \ On Jewellery \

Sabe aquela leitura que te envolve e faz você querer ler todas as páginas em um único dia? Essa é minha excitação ao ler o livro "On Jewellery, a Compendium of Internacional Contemporary art of Jewellery", de Liesbeth den Besten.
Liesbeth é um  historiadora de arte, residente de Amsterdam, que trabalha como escritora independente, professora e curadora. É uma referência no desenvolvimento do pensamento da joalheria contemporânea. Leitura indispensável para entender a trajetória da joia-arte! 

02.08.2016 \ Frank Gehry, o arquiteto artista \

Frank Gehry é um dos mais famosos e enigmáticos arquitetos do mundo. Aclamado por seu estilo desconstrutivista, ele confronta as verdades absolutas da arquitetura com suas criações exóticas, caóticas e orgânicas, um verdadeiro arquiteto-artista!

Gehry, que antes de arquiteto era também ceramista, criou para a joalheria algumas peças mergulhadas em seu espírito pós-modernista.

Conheça mais sobre Frank Gehry no documentário Sketches of Frank Gehry, lançado em 2005.

26.07.2016 \ Triunfo da Cor \

No dia 20 de julho, o CCBB do Rio lançou a exposição O Triunfo da Cor, com obras-primas de grandes artistas da pintura pós-impressionista, entre eles Van Gogh, Paul Gauguin, Toulouse-Lautrec e Seurat.

 

As 75 obras, que promoveram uma nova linguagem estética no fim do século XIX baseada no uso intenso da cor, pertencem ao Musée d´Orsay e ao Musée de l´Orangerie, de Paris, e ficam no Rio ate outubro.

 

O CCBB funciona de quarta a segunda, de 9h à 21h, e a entrada é franca.

20.07.2016 \ Joias de Porcelana \

Pilar Cotter é uma joalheira espanhola apaixonada pela porcelana. O processo de fabricação de suas joias passa pela técnica do “slip casting”, que permite  infinitas possibilidades de formas.

 

Esta técnica será apresentada aqui no ateliê no Workshop “Joias de Porcelana”. Inscrições abertas!

 

Datas: 29/07, 01/08 e 05/08

Horário: 13h30 às 18h30