Estimulando a Joalheria Contemporânea

A Fundação Françoise van den Bosch surgiu em 1980 como uma homenagem à designer de joias de mesmo nome, que fez parte da primeira geração de inovadores em ourivesaria.

Atualmente a coleção da Fundação, composta por aproximadamente 400 peças, é considerada uma das mais importantes da Holanda. A coleção consiste no próprio trabalho de Françoise - nas muitas experiências materiais que fez - e no trabalho de contemporâneos com quem trocou objetos.

Françoise se formou em 1969 no departamento de ourives de Arnhem e seu trabalho imediatamente chamou atenção devido à sua natureza robusta e ordenada. Além de joias, a designer fez objetos, os quais, assim como algumas de suas joias, consistem em partes individuais que podem ser unidas.

Anualmente a Fundação convida artistas de joalheria a se candidatarem a trabalhar em Amsterdam durante os meses de maio e junho, oferecendo a oportunidade de viver em uma das comunidades mais ativas do mundo da joalheria. Os artistas interessados podem se inscrever o ano todo enviando um email à Fundação, a qual seleciona o candidato e fornece estadia e uma bolsa ao selecionado.

E assim, a Fundação Françoise van den Bosch continua atingindo seu objetivo principal, que é o de estimular e promover a joalheria contemporânea.

Assine nossa newsletter